PROLOGUE – NO ILLUSIONS
No início, siga pelo corredor até a porta no final. Para abri-la, ative a alavanca à sua direita.
Na sala seguinte, quando você subir na plataforma de entulho, aparecerá o alvo azul sobre a porta, indicando que o gancho pode ser usado nela. Atire-o e, quando ele estiver preso na porta, puxe-o, para derrubá-la.
Atravessando a porta, corra e pule em direção à parede em frente, para se pendurar nas beiradas. Siga pendurado para a esquerda, e quando a beirada terminar, pule para cima para agarrar em uma beirada mais alta e poder continuar seguindo para a esquerda. No final dessa beirada pule para baixo (solte a beirada) para agarrar na terceira beirada, ir até o final na esquerda e finalmente voltar ao chão, pulando para trás.
Agarre o caixote grande e empurre-o até a parede em frente, para poder subir nele e então alcançar a próxima beirada para seguir pendurado sobre as chamas. Salte sobre o buraco, passe a porta e siga para a esquerda até a parede.
Vire para a direita, use o gancho na parte indicada com o alvo azul, e então pule para a frente, usando a corda do gancho para passar sobre as chamas. Continue o caminho e caia na parte central da sala.
MEDITERRANEAN SEA – THE PATH TO AVALON
Vire-se para a parte de trás do barco, mergulhe reto e vá para o fundo do mar.
TESOURO 01: Bem no fundo do mar, seguindo reto depois do mergulho você pode avistar uma grande estrutura, com uma caverna na base. Não entre ainda na caverna. Vire-se para a esquerda, em direção a uma estrutura menor, e entre na caverna dessa estrutura, escondida atrás de umas algas. Dentro você encontra o primeiro tesouro do jogo.
TESOURO 02: Passando da estrutura do primeiro tesouro, a próxima estrutura tem uma pequena entrada sob uma pedra na transversal. Dentro há o segundo tesouro.
TESOURO 03: Volte para a estrutura maior, mas ainda não entre na caverna em sua base. Nade encostado na estrutura em direção ao topo. O terceiro tesouro está escondido perto do topo.
Agora sim entre na caverna da maior estrutura. Dentro você deverá encontrar uma grande parede com três discos entrelaçados desenhados. Você precisa encaixar duas peças que estão faltando, uma em cada buraco no centro dos dois círculos mais baixos do desenho na parede. A primeira peça está bem na sua frente, sobre um pedestal no chão próximo à parede desenhada. Pegue-a e encaixe-a em um dos dois buracos.
TESOURO 04: Fique de frente para a parede desenhada. Agora olhe para a direita, em cima, e você deverá avistar um buraco no teto, uma saída da estrutura. Dentro desse pequeno túnel, em uma pedra, você encontra o tesouro.
Volte para dentro da grande estrutura e saia pela entrada principal. Nade então quse reto em frente, levemente para a esquerda, até encontrar outra pequena caverna. A segunda peça para encaixar na parede está lá.
TESOURO 05: Do local de onde você coletou a segunda peça, nade sob o grande pilar de pedra caído. Passando-o, vire-se bem para a direita, e você encontrará o tesouro no canto no chão.
TESOURO 06: Saindo da caverna de onde coletou a segunda peça, vire-se à direita. Nade até a estrutura em frente, e o tesouro estará dentro dela, preso às pedras.
Agora, a parede desenhada já tem três peças encaixadas, cada uma no centro de um círculo. Você deve fazer com que o círculo do topo tenha suas três partes mostrando os três “olhos”. Para facilitar: ative primeiro a parte de cima uma vez, depois a parte da direita duas vezes, e por último a parte da esquerda uma vez.
O círculo de cima vai se abrir, como uma porta. Passe adiante e vá até a superfície.
TESOURO 07: No caminho para a superfície, depois de passar três grupos de água-vivas, você avistará uma água-viva solitária acima de um murinho. O tesouro está logo adiante do murinho.
TESOURO 08: Logo que chegar na superfície e subir o degrau, vire-se para a direita. Nos vasos do chão você encontra o tesouro.
A próxima sala está cheia de água, e tem uma rampa à esquerda, levando a uma parte mais alta.
TESOURO 09: Você encontra o tesouro mergulhando ao fundo dessa parte cheia de água.
Suba a rampinha da esquerda da sala, e vá até onde pode ser coletado um item de energia.
TESOURO 10: Do local onde estava o item de energia, pule três vezes para escalar a parede. Então vá o máximo possível para a direita, pule para a direita, agarre na beirada e siga pendurado passando pela virada. Dê um salto para trás para se pendurar no ferro, pulando então para os outros para chegar ao local cheio de potes, onde está o tesouro.
Do local de onde você encontrou o item de energia, subindo a segunda rampinha, use as beiradas encravadas nas paredes para seguir sobre a água até alcançar um outro ferro saindo da parede. Pule nele, depois pula nas beiradas da coluna da direita. Então caia ao chão para continuar para a direita.
Ao avistar o pedestal com a alavanca, vá adiante, logo depois dele, colete as duas pedras quadradas no chão e deixe-as sobre a plataforma na esquerda (um grande botão no chão) para ativá-la.
A plataforma da direita está emperrada. Para ativá-la, use o gancho na estátua acima dela e puxe-a, quebrando um pedaço que cairá sobre a plataforma. Cuidado para o pedaço da estátua não cair em você!
Agora, ao ativar a alavanca do pedestal, a grande porta do centro se abrirá e Lara a atravessa automaticamente.
TESOURO 11: Logo depois de subir as escadas, pule sobre a peguena plataforma e então olhe para a esquerda. Há um buraco na parede com vasos dentro. O tesouro está aí.
Passando das escadas e da pequena plataforma, passe por baixo da pedra caída e, em seguida, entre na pequena caverna à esquerda para continuar (é preciso agachar para passar).
Depois da pequena caverna, escale as pedras para chegar a mais um lance de escadas.
TESOURO 12: Antes de subir as escadas, em um vaso.
TESOURO 13: Logo após subir as escadas, na parte iluminada da direita, em um vaso.
Siga em frente no corredor depois das escadas para terminar a fase.
NIFLHEIM
TESOURO 14: Logo no início, siga para a direita, escalando pela parede da esquerda para passar o buraco. Não pule do segundo buraco. Desca a rampa e corra até o final para encontrar os vasos com otesouro.
TESOURO 15: Depois de pegar o tesouro 14, caia para a escadinha abaixo e siga-a para dentro da água.
TESOURO 16: no fundo da água perto da escada.
TESOURO 17: Saindo de onde está o tesouro 15, atravesse a água até outros degraus que são sequência do local onde os outros tesouros estavam. Nesses degraus está o tesouro.
TESOURO 18: Saindo do tesouro 17, escale as pedras e tente avistar uma escadaria que está se distanciando das pedras iluminadas na frente do monstro. Suba no canto de pedra em frente, então vire-se à esquerda e siga o corredor até a parte sem saída, com os vasos do tesouro.
Saindo do corredor do tesouro 18, vire à esquerda e siga até a parte com as engrenagens. Essa sala tem dois andares. No andar de cima, use o gancho para puxar a grande engrenagem e colocá-la no lugar, então ative a alavanca.
Siga em frente, passando por cima do monstro (a parte mostrada quando você ativou a alavanca). Pulando pela mão da estátua e sobre o grande “prato dourado”. Vá até o outro lado, chegando em outra sala com engrenagens.
Na parte de baixo da sala, use novamente o gancho para liberar o mecanismo, puxando as pedras. Usando a rampinha, a barra de ferro e escalando pela parede da tocha, suba de volta para pode ativar a segunda alavanca.
Agora volte para cima do “prato dourado” em cima do monstro, e olhe a parede do fundo, que tem uma alavanca. À direita dessa parede tem um ponto onde você pode atirar o gancho. Faça isso, e fique pendurado na corda. Agora subba pela corda até o ponto onde ela se prendeu, e dê um salto para trás para alcançar a parte da alavanca.
Ative a alavanca e quebre as duas correntes dos lados (atire nos pontos fracos), para o prato dourado cair sobre o monstro.
TESOURO 19: Use as paredinhas próximas uma da outra, à direita da alavanca, pulando de uma para a outra sem deixar Lara cair, até alcançar a parte mais alta onde está o vaso com o tesouro.
Descendo na parte onde estava o monstro, ative a alavanca que estava escondida atrás dele. Continue através da porta que se abriu, subindo as escadas.
Para passar sobre o grande buraco, escale a parede da esquerda, cheia de pedrinhas que servem como apoio. Passe também sobre o próximo grande buraco se equilibrando na pontezinha estreita e vá até o final da fase.
THE NORSE CONNECTION
Bem no início, escale o poste do canto direito da sala, e salte para dentro do buraco da parede no alto.
Nessa outra sala, pegue uma das pedras quadradas no chão e fique sobre o botão grande, que deve abrir uma porta para a sala anterior. Arremesse a pedra para a primeira sala, depois repita isso com a segunda pedra quadrada.
Volte para a primeira sala rolando ou pulando rapidamente antes da porta se fechar.
TESOURO 20: Na sala à esquerda do início da fase, dentro dos vasos.
Coloque as duas pedras quadradas sobre um dos grandes botões no chão, e então fique sobre o outro para ativá-lo e fazer a porta se mover.
Ainda sobre o botão, use o gancho para puxar a porta e abrir a passagem.
TESOURO 21: Na sala do altar, dentro dos vasos ao lado esquerdo da estátua.
Volte para a sala do tesouro 20, e suba pelo buraco na parede, para chegar a uma sala com vários pilares e goteiras.
TESOURO 22: Logo que subir pelo buraco, antes de entrar na sala dos pilares, tem um vaso difícil de enxergar, com o tesouro dentro.
TESOURO 23: Na sala dos pilares, dentro de uns vasos no chão, perto do canto.
Suba pelo pilar da direita, salte para o próximo, então pule para a plataforma no lado oposto. Da plataforma use os outros pilares para alcançar a saída na parte final da sala, onde você precisa passar agachado.
TRSOURO 24: Antes de sair dessa parte, logo depois de passar agachado pela saída da sala.
Você estará de volta à sala do monstro, em um andar superior. Se quiser coletar os tesouros e itens, tome todo o cuidado para não cair na água lá embaixo, fique nesse andar.
TESOURO 25: Use o gancho no ponto com o alvo azul para atravessar o abismo. Logo que chegar do outro lado, ao lado de um item de energia, está o vaso do tesouro.
TESOURO 26: Escale a pilha de pedras perto do tesouro 25, pule para uma barra de ferro, então para uma plataforma com uma rampinha. Deslize na rampa para se agarrar logo abaixo. Então, prossiga pendurado à direita até a plataforma com o tesouro.
#RELÍQUIA 01: Da plataforma do tesouro 26, salte para o abismo com a pilha de pedras. Passe então por baixo para encontrar a primeira relíquia do jogo.
Agora é só passar pela sala do monstro, entrar na água e voltar todo o caminho submerso de antes, pelas cavernas, de volta para o barco que ainda está esperando lá fora.
GOD OF THUNDER
Use a corrente da âncora para escalar até o topo e ir ao convés do navio. Use as escadas da esquerda (onde há um item de energia) para chegar na parte com os grandes containers.
Elimine os inimigos nessa área, então procure o container azul e pequeno perto do centro dessa parte, para poder subir nele, então subir no topo dos outros containers. Saltando de container em container, você consegue alcançar a próxima área do navio.
Continue seguindo para o final do navio, eliminando os inimigos no caminho, até a parte com os helicópteros.
Descendo as escadas perto dos helicópteros, prossiga para o final do navio. Termine de eliminar os inimigos e entre na porta do centro, que leva a uma parte embaixo dos helicópteros. Prossiga descendo o caminho para terminar essa parte.
REALM OF THE DEAD
Essa parte é simples, mas requer um pouco de habilidade. Você deve voltar o caminho para fora do navio, mas CORRENDO (use o comando de correr), para evitar ser atingido pelas explosões e objetos.
Quando chegar a uma parte sem saída, na hora que o navio está de lado, você deve começar a escalar a “parede” ao seu lado (que era o chão). Cuidado para não ser atingido por objetos caindo do topo.
Depois de escalar essa primeira parte, e passar por um corredor andando, você precisa escalar outra parte, e lá em cima no final pular para trás para alcançar a saída aberta.
COASTAL THAILAND – REMNANTS
Mergulhe bem reto para trás do barco, em direção a uma coluna rochosa ao fundo, coberta de limo nas laterais, que tem uma base reta onde você pode subir. Você deverá escalar pelo limo dessa rocha.
TESOURO 01: Ao invés de subir na base da rocha, continue nadando em frente, virando um pouco para a esquerda, até entrar em uma gruta. O tesouro está no fundo, no meio das algas.
TESOURO 02: Depois de começar a escalar a rocha, a trilha de limos acaba virando para a esquerda. Ao invés de seguir para a esquerda, pule para a direita para se agarrar em outra parte de limo, então vá mais para cima e para a esquerda, seguindo pendurado pela beirada, para encontrar o tesouro e um item de energia.
Escale a rocha pelo caminho de limo que sai da base, até chegar em uma estrutura que parece um corrimão. Pendurado no corrimão, pule para trás para agarrar em uma outra beirada.
Suba na beirada e contorne a pedra, encostado na parede, até não poder mais. Pule para a frente para prosseguir pela escadinha.
Aqui é só seguir em frente, mas cuidado com as aranhas. Se agarrarem você, livre-se delas rapidamente. Deslize rampa abaixo e pule antes de chegar no final, para alcançar a barra de ferro. Tome impulso e pule para a frente, então escale para cima.
TESOURO 03: Depois de pular da barra de ferro e escalar, pendure-se na pequena beirada que fica antes do outro lance de escada. Embaixo há lugar para pisar, solte-se e de lá escale até uma reentrância com o tesouro.
Continue subindo e seguindo o caminho. Quando passar uma abertura em forma de arco, e o chão terminar, olhe para trás na parte logo ao lado do arco. Tem uma parede que você pode escalar, e saltar de volta para a outra parede em frente a ela, para terminar de subir.
TESOURO 04: Chegando no topo, ande sobre a pontezinha de pedra e vire para a esquerda, olhando para o oceano e uma plataforma. Pule na plataforma para pegar o tesouro.
Do topo, siga o caminho todo até chegar no templo com a porta fechada.
TESOURO 05: Está nos vasos ao lado direito da porta do templo.
Fique entre a parede do templo e a coluna da esquerda. Pule então na coluna e logo pule novamente para a parede do templo, pulando uma terceira vez para conseguir se agarrar na parte mais alta da coluna.
Contorne a coluna, pendurado, e pule para uma outra coluna que está mais distante do templo. Nessa outra coluna, fique de costas para a primeira coluna, suba, e depois pule para trás para agarrar novamente na primeira coluna, em uma parte mais alta, extensa, pela qual você pode seguir pendurado para a direita até o lado direito do templo.
Quando estiver pendurado sobre a coluna da direita do templo, pule para trás. Assim você vai agarrar em uma outra coluna, mais distante. Nessa outra coluna, contorne pendurado, e quando estiver de frente para o templo, você vai ter como escalar reto para cima e depois seguir pendurado para a esquerda do templo, chegando finalmente a uma parte em que poderá subir e caminhar por cima do templo em direção à parte de trás dele.
Pule e agarre na coluna da esquerda. Suba para a outra beirada, e contorne para a direita. Pule para trás, para agarrar a coluna da direita. Contorne para a esquerda e caia sobre a barra de ferro. Fique de pé nela, e salte em direção à outra barra de ferro, e pule novamente reto para agarrar na beirada em frente.
Siga pendurado para a direita na beirada. No final, pule para trás para agarrar na coluna. Contorne para a esquerda e caia com cuidado para segurar na beirada logo abaixo de você. Dessa beiradinha, pule para a esquerda para agarrar em outra barra de ferro. Siga por essa barra de ferro, e no final dela finalmente caia para a pequena plataforma.
Siga para a direita, onde dois tigres atacam Lara. Livre-se deles atirando e pulando para esquivar.
TESOURO 06: Está em um vaso a céu aberto, perto de onde os tigres atacam Lara.
Siga até a parte com chão de pedra e várias colunas. Suba na primeira pontezinha de pedra que liga duas colunas, ande até a coluna quebrada, pule e agarre na beirada dela, e contorne para a esquerda.
Pule de costas para ficar sobre outra pontezinha de pedra, ande sobre ela até conseguir agarrar a beirada da coluna em frente. Nessa beirada, contorne para a direita e você estará de costas para uma coluna bem próxima. Pule de costas em direção a essa coluna e imediatamente pule de volta para a coluna em que estava, então pule mais duas vezes para conseguir subir até a parte mais alta da coluna e agarrar em uma beirada no topo. Contorne a beirada da coluna até o outro lado, de onde poderá cair sobre uma outra pontezinha de pedra.
TESOURO 07: Ao invés de contornar a coluna para poder cair sobre a pontezinha de pedra, pule e agarre na beirada do topo da outra coluna (a primeira dessas duas colunas que você escalou). Então suba e siga o caminho até uma sacada enfeitada com o tesouro.
Ande sobre a pontezinha de pedra em direção ao templo que tem uma escada em cima, e para alcançá-lo pule sobre uma coluna. Siga então sobre o templo, subindo a escada.
TESOURO 08: Antes de subir para a parte da escadaria, siga pendurado para a direita até o final, para encontrar o vaso com o tesouro.
Depois de subir a escada, vire para a esquerda, passe sob o tronco caído, contorne a beirada pendurado até poder entrar sob outro tronco caído. Nessa parte Lara é atacada por mais tigres. Depois de eliminá-los, suba a próxima escadaria.
TESOURO 09: Depois de subir as escadas e assistir à cena, volte para as escadas e vá para a direita, escalando em direção à estátua. Use a barra de ferro para pular para o outro caminho adiante. Quando estiver sem saída, escorregue pelo limo até se agarrar no final. Caia então para se agarrar mais embaixo. Pule então para as barras de ferro, e use-as para chegar a outra beirada que leva ao tesouro. Para voltar, suba a parede perto do tesouro até chegar a uma pontezinha de pedra quebrada. Da ponta quebrada salte para a outra parte mais adiante. Escale pelas beiradas para seguir em frente.
Seguindo o caminho depois da escadaria, você dá de cara com um grande buraco. É só usar as beiradas e saltos para chegar ao outro lado, mas lembre-se de antes eliminar os morcegos e aranhas para que não lhe atrapalhem no caminho.
No segundo grande buraco, caia para dentro e siga em frente e depois para a direita. Aí dê um salto na parede para alcançar a pontezinha de pedra no alto.
TESOURO 10: Está no vaso próximo à pontezinha de pedra.
Vá até a ponta quebrada da pontezinha e então pulando sobre as outras pedras e beiradas siga até o final, onde subirá outra escadaria.
BHOGAVATI
Da entrada principal, vá para a direita, siga o caminho que vira para a esquerda, até poder passar pela abertura na parede e cair na parte de baixo do local.
Pegue a vara do chão e encaixe-a na coluna próxima a ela. Fique então em pé sobre ela e salte em direção à outra coluna do lado. Dessa coluna, salte para a próxima e então para a parede, se pendurando.
Escale a parede, e quando estiver pendurado na parte de cima, pule para trás para ficar de pé sobre a coluna de onde veio. Pule então sobre a outra coluna, vire-se para a esquerda e pule sobre uma pontezinha de pedra que sai da coluna oune você encaixou a vara.
Caia com cuidado para se pendurar na pontezinha, então ainda pendurado contorne a coluna até o lado oposto à pontezinha, e pule para trás para alcançar a beirada da construção e conseguir subir, para andar sobre ela.
Vire-se para a esquerda até avistar as cordas ao seu lado. Pule para agarrar a vara que está prendendo as cordas, e arranque-a do buraco.
Vá para baixo novamente, na parte onde encontrou a primeira vara solta no chão. De lá, passe sob as estátuas e use o gancho para cruzar para o outro lado (na parte logo abaixo da entrada principal dessa área toda).
TESOURO 11: se encontra no vaso ao lado de onde você está antes de usar o gancho.
Olhe de frente para a parede cheia de tijolinhos para escalar, mas não suba nela. Vire-se para a direita e suba na beiradinha na parte que tem vários cortes horizontais, uma grande pedra quadrada. Siga para a direita contornando essa pedra quadrada, até chegar atrás dela do outro lado.
Aí você deve pular de uma parede a outra para poder subir. Em cima, à sua esquerda, há uma argola pendurada. Use o gancho para arrancá-la da parede.
Agora volte para a parede cheia de tijolos, e dessa vez suba por ela. Volte então para a entrada principal dessa área, em cima no centro.
Ficando na beirada da entrada principal (olhando para as duas estátuas gigantes), você terá uma alavanca do seu lado. Ative-a, mas preste atenção: o chão sob seus pés irá desabar e você terá apenas um instante para ativar o gancho e se pendurar na parede atrás de você antes de morrer na queda!
Pendurado no gancho, vá descendo devagar até o chão. Siga então para a esquerda ou para a direita, descendo e indo para baixo de onde está agora, até uma pequena sala que tem uma estátua com uma argola. Dessa sala, use o gancho no ponto indicado para descer com segurança até a próxima área.
TESOURO 12: Depois da cena, o tesouro está em um vaso próximo a Lara.
O portão no final do corredor está trancado, então você deve passar por cima. No começo do corredor, suba a sequência de beiradas da esquerda, até o topo, então contorne pendurado um pouco para a esquerda até poder pular para o outro lado do corredor e se agarrar em uma pontezinha de pedra. Dessa pontezinha, vá pendurado um pouco em direção ao portão que precisa passar. Quando não puder mais ir, pule novamente para o outro lado do corredor, agarrando-se novamente, e assim por diante até conseguir chegar ao final do corredor e passar por cima do portão. Suba então as escadas.
Na próxima área, siga para a direita e descendo as escadas vá em direção a uma gruta para atrair os lagartos e eliminá-los rapidamente.
TESOURO 13: Depois de matar os lagartos, entre na gruta de onde eles saíram. Ao fundo você pode ver uma parede com tijolinhos para escalar. Subindo você encontra o tesouro.
Agora volta para a parte das escadas e escale a parede ao lado delas. Logo em seguida, tem uma pontezinha de pedra sobre sua cabeça. Suba nela, depois na beirada acima, depois pule para agarrar na beirada da parede do lado, fique de pé sobre ela, e pule de volta, para ficar em cima da coluna onde estava.
Pule finalmente para uma parte em cima da parede em que subiu, e ative a alavanca estranha que está no chão, para abrir o primeiro portão embaixo de você.
Use o seu gancho na alavanca estranha, para poder se pendurar e descer com segurança pela parede desenhada, para a parte dos portões abaixo.
Quando estiver de frente para o portão, se pendure na esquerda do chão em que está pisando, e continue seguindo pendurado para sua esquerda até o limite, então pule para a esquerda para cair na próxima parte.
Um pouquinho adiante tem uma coluna bem larga que pode ser escalada. Suba por ela. Agarre então na beirada dela para contorná-la pela esquerda dando a volta toda, e depois poder pular sobre uma plataforma em frente a uma parede com mais tijolinhos.
TESOURO 14: Antes de contornar a grande coluna, quando estiver pendurado na beirada dela, pule para a direita para agarrar na beirada de uma reentrância vazia na parede. Continue seguindo pendurado para a direita, até alcançar uma segunda reentrância, onde está o tesouro.
Suba a primeira parte dos tijolinhos na parede, até que Lara vai parar de subir, na parte em que haverá uma pequena beirada à sua direita. Pule para ela e para a segunda parte de tijolinhos. Para continuar o seu caminho, ao encontrar a próxima beirada não pule em direção a ela, mas pule para cima para agarrar nos próximos tijolinhos.
TESOURO 15: Ao invés de pular para cima, pule para a direita para agarrar a beirada, então caia para a beirada logo abaixo, e siga o caminho até o final onde há um item de energia. Desse ponto, pule para cima da grande coluna que você escalou antes, onde está o tesouro.
Continuando a seguir o caminho dos tijolinhos, siga para a esquerda na parede até não poder mais. Você deve cair sobre uma parte que tem um item de energia, e escadas descendo para os dois lados. Continue descendo as escadas para longe de onde veio, e não voltando.
TESOURO 16: Para pegar esse tesouro, você deve descer as escadas que estão voltando para a direção de onde veio.
TESOURO 17: De onde você encontrou o item de energia, pendure-se na beirada em frente, e depois solte-se para agarrar na beirada logo abaixo, onde está o tesouro.
Logo que descer da parte das escadas, vire para a esquerda e caminhe sobre essa pequena parte até dar de cara com uma grande coluna quadrada bloqueando o caminho. Pendure-se na beirada para passar pulando pelo lado da coluna. Então suba novamente e agora escale essa grande coluna, pelas beiradas ao longo dela, até conseguir ficar de pé sobre ela.
Então pule em direção a uma pequena pontezinha de pedra saindo de uma plataforma próxima, e fique sobre a plataforma. Vire-se para a esquerda para avistar outra plataforma meio distante. Você deve usar o gancho junto com um salto para conseguir chegar até essa segunda plataforma.
Nessa plataforma está outra alavanca esquisita, para abrir o outro portão. Ative-a. Depois use o gancho na própria alavanca para descer.
TESOURO 18: Enquanto estiver descendo pendurado, você pode avistar uma reentrância à sua frente, à esquerda. Pule para lá, então use os tijolinhos para pular para uma beirada, entre em outra reentrância, então pule sequencialmente de uma parede a outra para subir ao local do tesouro.
Agora você já pode passar pela parte que estava bloqueada pelos portões. Lá tem um grande buraco. Para passar use o gancho.
Quando encontrar uma barra que sai da parede esquerda, pendure-se nela e pule então na direção de onde veio, para escalar a parede e poder pisar no chão sobre a passagem anterior.
TESOURO 19: Logo que subir sobre a passagem, siga como se estivesse voltando seu percurso, por cima do grande buraco que já passou, pulando de uma pontezinha de pedra à outra, até chegar ao tesouro.
Agora vire-se novamente para continuar o caminho onde estava indo, e você deverá usar as barras saindo dessa parede no alto para ir em frente, e no final o gancho no suporte próprio acima da porta para descer com segurança.
TESOURO 20: Depois de passar por essa porta, está em um dos vasos da sala com o tigre.
Suba na base da grande estrutura de pedra central da sala, e em seguida agarre-se na beiradinha logo acima, fique de pé nela e pule sobre as duas pequenas colunas de pedra próximas da estrutura, para ir ao outro lado dela e se agarrar em outra beirada. Não suba. No final da beirada pule para a pequena plataforma entre paredes próximas.
Da pequena plataforma, pule de uma parede à outra até subir e poder andar em cima. Siga um pouco à frente e pendure-se então na beirada, descendo para outras beiradas e seguindo para a direita até chegar em uma pontezinha de pedra, onde deve subir.
De cima dessa pontezinha, pule para agarrar a beiradinha adiante. Siga pendurado para a esquerda até o fim, caia para agarrar a beiradinha abaixo, e dessa, pule para trás para agarrar em uma nova pontezinha de pedra.
Ande até o final dessa nova pontezinha, vire-se para a esquerda e pule para mais uma outra. Dessa outra, pule sobre a ponta de uma pequena coluna de pedra, e pule novamente para a frente para agarrar outra beirada.
TESOURO 21: Dessa beirada, siga para a direita até o final. Pule então para a direita para uma plataforma com o tesouro.
Da beirada, siga para a esquerda, então pule para a esquerda até alcançar uma barra de ferro na parede lateral. Pule da barra para as próximas beiradas em frente e suba por elas até subir na plataforma.
Subindo a escadinha, vire para a esquerda e pule para agarrar outra beirada, siga pendurado pela direita, pule e suba em outra plataforma. Aqui, ande até o final, na direita, até uma parede final com uma beiradinha ao seu lado.
TESOURO 22: Dessa parte com a parede final e a beiradinha, caia nas plantas amontoadas próximas a você. Então caminhe pela parte entre as plantas e a parede de onde você caiu. Você deve cair em uma plataforma com o tesouro.
Da parte da parede final, use as beiradas para subir na pontezinha de pedra, então agarre nas beiradinhas do topo da coluna do final da pontezinha, contorne a coluna até o outro lado e pule, para pisar sobre uma outra coluna bem fina. Dessa coluna fina pule adiante para agarrar as beiradas em volta de outra coluna, contorne-a, ande sobre a pontezinha e pule adiante para a próxima parte, um corredor.
Siga o corredor até chegar a mais um grande buraco. Comece a travessia pela beiradinha na esquerda, escondida atrás dos cogumelos. Vá seguindo pelas beiradas e pontezinhas, alternando os lados do corredor, inclusive subindo nas barras de ferro no alto, na parte final do buraco.
Depois de sair do corredor, você estará em uma parte cheia de colunas onde alguns lagartos lhe atacarão. Mate-os, e depois, logo que sair dessa parte das colunas, olhe para a direita. Você avistará um ponto onde pode usar o gancho. Use-o somente para puxar esse apoio, fazendo com que ele fique mais baixo para poder ser utilizado depois.
TESOURO 23: Está em uma reentrância na parte das colunas onde os lagartos atacam.
Pise agora no elevador imediatamente à sua frente, suspenso por cordas. Isso irá mostrar uma cena com o braço da estátua abaixando totalmente. Saia do elevador de volta para trás, e contorne o cenário todo até alcançar a mão que abaixou. Suba nela e então ative o disco.
Agora volte, e fique sobre o outro elevador, próximo ao primeio, para fazer o braço da estátua subir novamente.
Depois volte para perto da parte das colunas, onde você abaixou o apoio do gancho, e use esse apoio e o seu gancho para descer até o andar de baixo. Lá, vá até a parede oposta da que você está, e use o gancho no apoio lá em cima, para escalar a parede.
Em cima, há uma jaula no fundo, que pode ser empurrada e puxada. Há também mais um elevador igual os que você utilizou antes, pendurado em uma pequena estátua. Leve a jaula até encostar no elevador, bem próxima mesmo, até empurrando-o alguns centímetros para o lado.
Agora suba na parte atrás da estátua (não suba no elevador), e use a beiradinha na coluna para alcançar a barra de ferro logo acima. Passe então para a barra de ferro no ombro da estátua, e em seguida para a barra na mão dela, fazendo com que ela abaixe com o seu peso. O outro braço, que sustenta o elevadorzinho, vai levantar.
Se solte para o chão, e rapidamente empurre a jaula para baixo do elevadorzinho, para não deixar ele descer.
TESOURO 24: Esse tesouro está em uma área similar àquela do tesouro 23, só que dessa vez desse lado do cenário. É a área próxima desse elevadorzinho. Está dentro de uma reentrância também, ao fundo.
Agora vá até o outro grande braço abaixado da estátua gigante, e ative o segundo disco. Volte e puxe a jaula para deixar o braço voltar ao lugar.
Voltando lá para baixo (usando o gancho), vá até a parte onde os raios de luz estão apontando. Puxe e empurre as duas estátuas até que elas fiquem de frente para os raios, cada uma refletindo um deles com o leque em suas mãos, de forma que eles vão se combinar e abrirão uma passagem secreta sob a estátua gigante.
Entrando pela nova passagem, use o gancho para derrubar a estátua e abrir um buraco para a outra fase.
TESOURO 25: Está escondido na grama atrás da estátua que você derruba.
THE ANCIENT WORLD
Não pule direto para o buraco, é muito fundo. Se pendure na beirada, depois caia para se agarrar em uma beirada logo abaixo, e agora, solte-a e rapidamente use o gancho para se pendurar no ponto de apoio e descer com segurança.
Para abrir a porta gigante, agarre-a e mova-a para a esquerda. Atravesse então a grande ponte até o centro da sala, para ver outra cena.
TESOURO 26: Corra de volta sobre a ponte e use o gancho no ponto de apoio para descer até uma beirada. No final dela está o tesouro.
Da parte central da sala, perto da árvore, escale para baixo pela ponta da ponte, até poder ficar de pé sobre o pequeno apoio que segura a ponte. Agarre então a ponte e ande para a direita, para fazê-la girar um pouco, até você não poder mais andar.
TESOURO 27: Está bem do seu lado, na parte esquerda, atrás da parte que um pedaço da ponte cobria antes de você movê-la.
Volte a escalar até em cima da ponte, corra até perto do começo dela e caia para seu lado direito, usando o gancho para se pendurar em um apoio que está preso na lateral da ponte. Agora tome impulso para os lados até poder pular para a direita, em uma pequena base na extremidade da sala, onde a outra ponta da ponte se apóia (abaixo da porta de entrada da sala).
De pé nessa base, empurre a ponta da ponte para fazê-la girar em sentido anti-horário até ela parar de se mover.
Agora use novamente o ponto de apoio da lateral da ponte e seu gancho, para voltar mais uma vez à plataforma embaixo da outa ponta da ponte, no centro da sala.
TESOURO 28: Escale até a parte da árvore, e corra sobre a ponte até a extremidade, onde você encontra o tesouro.
De volta à base da ponte no centro da sala, termine de empurrá-la mais alguns passos para a direita. Agora a ponte está rotacionada o máximo que pode. Escale-a, e no final dela você encontra a saída dessa sala.
#RELÍQUIA 02: Antes de sair dessa área, pendure-se sobre o ponto de apoio do lado da plataforma azul que está voltada à estátua de Thor, solte-se para cair e atire o gancho durante a queda. Pegue impulso para ir até a beirada da parede externa, então puxe a plataforma azulada o suficiente para poder passar por trás, e então empurrá-la o suficiente para você poder usar o gancho para descer até a base da plataforma. A ponte deve estar agora em uma posição da qual você pode saltar tanto para a saída como para parte atrás da estátua de Thor, onde está a relíquia.
PUPPET NO LONGER
TESOURO 29: Está no fundo da água debaixo da ponte quebrada.
Use seu gancho no ponto de apoio da parede para passar da água. Do outro lado, suba na parede no canto da esquerda, depois pule para agarrar a barra de ferro ao seu lado, que irá descer com seu peso.
Caia na água e passe pela porta que se abriu, nadando então até o final do túnel. Para abrir a porta de saída, basta ativar a alacanca do centro dela.
TESOURO 30: Quando estiver nadando pelo túnel, fique sempre à esquerda e próximo ao chão. Você vai ouvir o som do tesouro quando estiver ao lado dele.
CROFT MANOR – PROTECTED BY THE DEAD
TESOURO 01: Em um vaso ao lado de Lara logo que começa a fase.
TESOURO 02: No vaso ao lado do pilar de madeira em frente a Lara.
Suba pelo pilar de madeira e siga pela plataforma em cima. Quando entrar na outra sala, siga para a direita, pulando e escalando na estrutura de ferro, até alcançar um lugarzinho que tem um item de energia.
TESOURO 03: Da entrada da sala, escale a estrutura de ferro da esquerda até a plataforma com o tesouro.
TESOURO 04: Use a barra de ferro que está logo depois do tesouro 3 para chegar ao tesouro.
TESOURO 05: Em um vaso no chão abaixo da parte com o item de energia.
Saindo da parte do item de energia, use as barras de ferro em sequência para prosseguir. Observe as janelas de vidro daqui, depois depois siga descendo as escadas.
TESOURO 06: No vaso na curva das escadas.
TESOURO 07: Antes de descer as escadas existe uma barra sozinha na parede. Suba nela para alcançar o tesouro.
Logo que sair das escadas na parte de baixo, vire-se para a esquerda e entre pelo corredor. Pegue a pedra quadrada que está no caminho, e no final do corredor pise sobre o botão para abrir o portão, e daí mesmo arremesse a pedra quadrada para a parte principal.
Volte pelo corredor, e quando sair dele siga em frente até entrar em outro. Pegue uma outra pedra lá dentro e arremesse-a no portão do final, igual fez do outro lado, mas agora também passe você pelo portão, para ir para a parte onde as pedras quadradas estão.
Coloque os dois quadrados sobre o botão no chão.
TESOURO 08: Volte para a parte onde pegou o tesouro 7, arranque a barra da parede e traga-a até essa sala. Tem um buraco na parede mais afastada onde você pode encaixar a barra e subir nela, para alcançar o tesouro.
#RELÍQUA 03: Encontre mais dois blocos quadrados de pedra nessa área, e empilhe-os sobre o botão onde você tinha ficado de pé para arremessar o primeiro bloco. Agora volte um pouco pelo túnel e a gradezinha pequena na parede lateral estará aberta, com a relíquia dentro.
Volte para a parte que tem uma estrutura arredondada (uma coluna bem larga) com alavancas em sua volta. Cada vez que você mexe uma alavanca, um dos painéis de cima rotaciona, mudando a sombra que é jogada nas janelas de vidro. Você precisa deixar todos os painéis rotacionados de maneira que a luz projetada nas janelas seja o exato contorno dos dois anjos, um em cada lado. Assim, as duas travas da porta do centro abaixo deles vão ser abertas.
Agora, você deve rotacionar a alavanca giratória do chão que está logo abaixo da porta, para abri-la. Mas depois de alguns segundos a porta se fecha automaticamente. Então assim que abri-la, corra subindo as escadas por onde você veio, e logo que chegar em cima, pule sobre a ponta quebrada de coluna no caminho para a porta, pule e use o gancho no teto para se pendurar e jogue-se para dentro da porta antes dela fechar.
TESOURO 09: Logo que subir o primeiro lance de escadas, ainda não siga em frente. Pegue o tesouro no vaso que está ao lado do item de energia.
TESOURO 10: Ainda não suba o segundo lance de escadas. Siga para a parte adiante do tesouro 09, o tesouro está no fim do pequeno caminho.
Agora suba as escadas até o final. Para matar os monstros, depois que eles estiverem caídos você precisa ainda finalizá-los aproximando-se e esmagando-os.
TESOURO 11: Arraste o pilar móvel até perto da jaula, à direita dela (a sua direita, quando você está no centro da sala e olhando para a jaula). Suba no pilar e então no próximo, até alcançar o tesouro.
Arraste o pilar móvel até a esquerda da jaula (sua esquerda, quando você está no centro da sala e de frente para a jaula). Agora suba no pilar móvel, depois pule sobre o próximo pilar à esquerda da jaula, passe para o outro pilar na sequência (que tem duas pontezinhas de ferro presas dos lados) e finalmente para o terceiro, do qual você pode alcançar a plataforma para continuar.
TESOURO 12: Está visível, ao lado do pilar que tem as duas pontezinhas de ferro presas.
TESOURO 13: Seguindo o corredor depois da plataforma, tem um vaso no caminho, com o tesouro dentro.
No final do corredor, use a alavanca para abrir a porta. Agora você passará novamente pela parte do início do jogo (Prologue), faça exatamente como antes até encontrar seus amigos na porta.
Escale a lateral direita da lareira. Lá em cima vire para a direita, pule sobre a barra de ferro e dela suba na parede fina de vidro, para passar para o outro lado, nos computadores.
SOUTHERN MEXICO – THE UNNAMED DAY
TESOURO 01: Está em um vaso dentro do pequeno túnel que você passa.
No final do túnel, você deve ficar no centro para conseguir usar a rampinha e pular sobre o buraco.
TESOURO 02: Em um vaso logo depois do buraco.
TESOURO 03: Está nas escadas da entrada do templo.
Na frente do templo, suba sobre a coluna menor, pule para a segunda coluna, e dela para a parede do templo. Siga pendurado pela parede do templo para a esquerda até ficar sobre uma reentrância. Caia e entre nessa parte.
Prenda seu gancho na argola de dentro da reentrância, então se pendure do lado de fora. Tome impulso para poder pular para a direita e entrar pela abertura antes que ela se feche.
TESOURO 04: no vaso que você encontra no chão dentro dessa parte.
Pegue o item no altar em frente (cabeça de jaguar) depois siga para a direita até dar de cara com a parede. Então pule nas paredes laterais até subir e achar uma abertura na parede para voltar à frente do templo, do lado de fora.
Pegue novamente a moto e siga para a direita do templo, contornando-o, por um caminho tortuoso entre muros de pedra e depois descendo sob um arco de pedra.
TESOURO 05: Em um vaso encostado nos muros dessa parte, escondido por plantas. Procure a pé, é mais fácil.
TESOURO 06: Em outro vaso também escondido encostado nesses muros.
TESOURO 07: No par de vasos que está perto da saída dessa parte, logo antes da escada que desce para o túnel subterrâneo.
Depois dos túneis e de subir as escadas, na bifurcação vá para a direita para chegar em outro tempo.
Existem dois itens de energia fora do templo, um perto de vasos na esquerda e outro praticamente em frente à entrada.
TESOURO 08: Nos vasos perto do primeiro item de energia.
TESOURO 09: Nos vasos perto do segundo item de energia.
Para terminar a fase é só entrar no templo.
XIBALBA
Posicione-se bem próximo da parte central dos três grandes discos no chão, para conseguir interagir com o pequeno pedestal e colocar, sobre ele, a cabeça de jaguar que você coletou no templo anterior.
Com a cabeça de jaguar colocada, agarre a barra lateral do pedestal e gire-o no sentido horário até que a marcação do círculo intermediário (o médio) esteja alinhada apontando para o pátio lá embaixo (você vai ouvir o som do círculo encaixando).
Agora vá até o pedestal que tem uma caveira em cima (no círculo maior) e empurre-o para girar o círculo maior no sentido anti-horário um pouco, mais ou menos 1/8 do círculo, até que o círculo pequeno do centro se levante.
Volte a girar o pedestal do centro no sentido anti-horário para que o pequeno círculo fique alinhado com o círculo médio.
Finalmente empurre o pedestal da caveira de volta no sentido horário, para alinhar o círculo externo com os outros dois. Uma cena vai mostrar as pedras lá em baixo mudando de posição.
Agora volte para trás para sair por baixo da porta semi-aberta e voltar para sua moto.
De costas para o templo, vá com a moto em frente e para a direita, pegando outro caminho, diferente do que usou antes para chegar nessa parte. Nesse caminho, para evitar os primeiros espinhos, use a rampa, e para evitar os segundos, passe pela passagenzinha mais alta pela esquerda deles. Finalmente você chega em uma parte com três caminhos: esquerda, meio e direita.
O caminho da esquerda passa por uma caverna redonda.
O caminho do meio segue pelo mato.
E o caminho da direita passa por um arco pontiagudo.
TESOURO 10: No vaso perto do pequeno túnel.
Vá para o caminho da esquerda, até o limite onde há uma paredinha, e saia da moto para continuar a pé pelo túnel.
TESOURO 11: No vaso que está na trilhazinha da esquerda, mais alta, que acompanha o caminho principal dessa parte que você passou.
TESOURO 12: A mesma trilhazinha alta à esquerda do caminho principal termina com uma curva brusca para descer à direita. Nessa curva, o tesouro está escondido no vaso nas plantas entre a parede e a árvore.
Na próxima área, onde os inimigos e as panteras estão brigando, termine de eliminar os sobreviventes.
TESOURO 13: No vaso na parte esquerda dessa área, encostado na parede de baixo do mezanino onde normalmente está um inimigo.
TESOURO 14: Em cima desse mezanino, na direita, no vaso perto do canto.
Na parte antes de subir as escadas e chegar no próximo templo, à direita, tem uma vara solta no chão. Pegue-a e suba as escadas, encaixando a vara na segunda coluna à esquerda da entrada (a coluna alta).
TESOURO 15: Em um vaso perto dessa coluna mais alta.
TESOURO 16: Perto do tesouro 15, sobre uma coluna. Você deve usar a vara nessa coluna para conseguir subir.
Subindo a coluna alta, contorne-a, pule para a coluna mais próxima do templo e depois para a parede do templo. Siga escalando para a direita até não poder mais. Então pule para trás sobre uma pontezinha entre duas colunas, e dessa pontezinha pule para outra coluna mais distante do templo, que tem uma pontezinha quebrada. Dessa pontezinha quebrada passe para outra (de uma coluna que tem uma pontezinha de cada lado), e de lá, pule para uma pontezinha que sai da parede do templo, para poder pular para o lado de dentro.
TESOURO 17: No vaso logo que você entra nessa parte.
Suba na barra, depois pule para a barra de cima dessa, e então para a barra larga em frente. Fique de pé nela e pule para alcançar a parte de cima e prosseguir.
TESOURO 18: Está sobre a coluna com as duas barras de ferro que você acabou de passar. Pule da parte de cima para o topo da coluna.
Seguindo a parte de cima, use o gancho no ponto da beirada para escalar para baixo.
TESOURO 19: Depois de descer com a corda, está em um vaso escondido próximo a você, em um buraco na parede.
Quando chegar no chão, siga em direção oposta à parede que você desceu, passando debaixo de uma passagem larga. Suba no grande bloco de pedra logo na sua frente e depois pule de volta para trás, em direção à parte de onde você veio, para subir no segundo andar. Agora você deve estar na mesma altura que estava antes de usar o gancho para descer, só que do outro lado do cenário.
Olhando para a parte de onde veio, fique bem na esquerda. Atire então o gancho para agarrar a mesma argola de antes, e ficar com a corda esticada sobre o cenário. Ande agora para a direita, e estiue a corda para que ela empurre uma pedra que está equilibrada sobre uma coluna, e a faça cair sobre um painel no chão, quebrando-o e abrindo uma passagem.
TESOURO 20: Está em um vaso na parte em que você sobe antes de usar o gancho para derrubar a pedra.
Vá para o fundo dessa nova parte, descendo com cuidado pelas beiradas e pelo pilar fino que vem lá de baixo. Quando chegar ao chão, escale o outro pilar, um pouco menor, para poder pular para o altar e coletar a caveira que está sobre ele.
TESOURO 21: Escalando o menor pilar de todos dessa parte, você pode alcançar uma beirada que o leva até o tesouro.
Depois, suba novamente no pilar médio, mas agora salte para agarrar a parede em forma de coluna quadrada, à direita do altar. Escale essa parte e depois siga para a esquerda, passando por cima do altar. Continue escalando as paredes contornando a sala toda, até pular e agarrar em um pilar fino que vem de cima, depois dele para a última parede e finalmente conseguir subir de volta para a parte de antes, saindo do buraco.
Contorne o buraco e quando avistar duas pequenas colunas bloqueando uma passagem, passe agachado por cima de uma delas para poder sair desse templo e voltar para sua moto.
Volte o caminho da moto até a parte que tinha uma bifurcação com 3 caminhos. Se antes você tinha pego o caminho da esquerda, agora precisa pegar o caminho do meio (o que segue pelo mato). Ou seja, de onde você vem agora, vire-se totalmente para a esquerda, acompanhando a parede.
Você deve chegar em mais um templo, com panteras e inimigos atacando logo na entrada. Depois de se livrar deles, encontre o grande bloco de pedra na parte da esquerda. Empurre o bloco em direção à quina do templo, e depois um pouquinho para a esquerda, até que ele fique sob um buraco na parede.
Pegue a barra de ferro no chão, suba no bloco e encaixe a barra no burado da parede. Agora de volta ao chão, empurre o bloco para tirá-lo do caminho, suba nele e pendure-se na barra para fazê-la descer totalmente e abrir uma porta bem próxima. Entre rapidamente pela porta antes dela fechar.
TESOURO 22: No vaso pertinho da porta que você abre.
Na parte de dentro, mais um conjunto de círculos como o anterior. Ative o buraco no chão, no círculo maior, para colocar aí a caveira e fazer surgir um pedestal similar ao de antes.
O quebra-cabeça é o mesmo: alinhar os três discos. Central no sentido anti-horário, externo no sentido anti-horário, central no sentido horário, externo no sentido horário. Quando estiverem os três círculos alinhados, vai ser aberta a grande escadaria no pátio lá embaixo.
TESOURO 23: Em um vaso nessa parte dos círculos.
Vire-se de costas para o pátio de baixo, siga reto e para a esquerda para achar a saída do templo e voltar de novo para a moto. Agora finalmente é hora de você seguir o último caminho daquela parte com três escolhas: o caminho da direita. Você precisa ser rápido, assim vai poder entrar pela porta que tem a parte de cima em triângulo, descer as escadas embaixo da estátua e passar para o outro lado, chegando no pátio antes de o caminho se fechar. Se você não chegar a tempo, a parte debaixo da estátua estará fechada, e o primeiro quebra-cabeça dos círculos vai reiniciar. Você precisará alinhá-los novamente para conseguir abrir o caminho.
TESOURO 24: Nas escadas desse último caminho, o da direita, que leva ao pátio.
TESOUROS 25, 26, 27 e 28: Estãso em quatro vasos espalhados pela parte externa em volta do grande pátio.
THE MIDGARD SERPENT
Pegue a moto e siga em frente, descendo e indo pelo corredor. Pare depois de duas rampas, antes de um buraco.
TESOURO 29: No vaso perto de uma lança com uma caveira, antes da primeira rampa.
Perto do buraco, suba na primeira barra da parede, depois pule na coluna do lado e imediatamente de volta para alcançar a segunda barra. Pule em direção à coluna do lado do buraco, fazendo-a descer e ativando uma nova rampa.
Pegue a moto e pule do buraco (tome impulso ou use a arrancada freio + acelerador). Vá até a próxima área.
TESOURO 30: No vaso ao lado da entrada da sala, perto de um item de energia.
TESOURO 31: Escale a parte do lado da entrada, até chegar a um espacinho sobre a porta, com o tesouro.
Tem um cetro caído em frente a uma das estátuas dos reis, encaixe-o nessa estátua. Outro cetro está no final das escadas, subindo. Encaixe-o na outra estátua sem cetro. Depois da cena, rotacione todas as estátuas que tiveram seus cetros abaixados até que cada uma abra uma porta nas paredes da sala.
Agora você vai precisar coletar quatro placas de pedra, uma em cada sala secundária em volta dessa grande sala principal, e colocar asquatro placas de pedra na “mesa” que está no centro, no meio dos reis.
Em frente a um dos reis que estão virados ao contrário, tem uma parte com quatro grandes postes que têm um monte de caveiras penduradas. Atrás desses quatro postes, na parede do fundo, tem uma reentrância que vai até o teto. Você deve pular de uma parede a outra aí, para ir subindo, até agarrar na beirada em cima. Comece pulando na parede da esquerda.
Então da beirada, pule para os tijolinhos da parede oposta, para subir mais um pouquinho e agarrar a beirada em cima. Contorne para a esquerda para sair do vão e voltar à parede grande. Agora pule para a direita (através do vão) para agarrar outros tijolos, no final desses pule para os próximos na outra parede, e deles finalmente pule para agarrar um dos postes que estão cheios de caveiras.
TESOURO 32: Agarrado nesse poste (não de pé sobre ele) pule para cima de uma cabeça de pedra que está caída.
Do primeiro poste das caveiras, pule para os outros até conseguir no final deles pular para uma coluna quadrada. Contorne-a até o outro lado e passe para outra coluna, pendurado nas barras de ferro.
Dessa outra coluna, pule para a pontezinha de pedra saindo da parede, e na sequência, para a porta que leva a uma sala menor.
Para passar dos espinhos não pule nem role, apenas ande. E quando o jogo ficar em câmera lenta, agache imediatamente, senão as lâminas pegam você. No final da sala você encontra a primeira placa de pedra. Para sair dessa sala, olhando para a saída, escale a parede da sua direita, e pule sobre as grades e lâminas até voltar à sala principal.
TESOURO 33: Está em uma reentrância acima da porta, ainda dentro dessa sala. suba nas lâminas paradas para alcançá-lo.
Agora siga para outra sala pequena. Posicionando-se na entrada principal, vá até a mesa central dos reis, vire-se um pouco para a direita e suba as escadarias na sua frente. Nessa sala, passe correndo quando as pedras do corredor se abrirem, antes que elas lhe esmaguem. Para voltar, fique perto do corredor de pedras móveis mas não passe por elas. Com seu gancho, puxe o bloco que está acima da entrada da sala, até que ele esteja bem próximo, à sua frente, de modo que as pedras mais próximas de você batem nele e não conseguem encostar uma na outra. Suba no bloco e, quando as pedras estiverem próximas, rapidamente pule de uma para outra até subir em uma delas e poder caminhar de volta sobre as outras pedras.
TESOURO 34: Está em cima da saída da sala, pule para alcançá-lo.
Saindo dessa sala, vá para a sua direita, subindo uma escadinha pequena e dando de cara com uma parede reta. Use o gancho para escalar essa parede, pule para a plataforma na esquerda, escorregue na rampinha dessa plataforma e antes de cair pule para subir na parte que tem outra porta para outra sala.
TESOURO 35: No vaso ao lado da porta de entrada dessa sala.
Essa sala não tem nada de especial, basta passar por baixo dos escombros para coletar outra placa de pedra e voltar.
TESOURO 36: está bem próximo de você, depois de passar por baixo dos escombros.
TESOURO 37: No vaso próximo à placa de pedra.
TESOURO 38: Quando for sair da sala, escale os escombros e pule para a reentrância para pegar o tesouro.
Volte a subir a escadaria da segunda sala pequena (a sala dos “esmagadores”). Quando estiver terminando de subir a escadaria, vire para a direita e suba na parte que tem uma cabeça de enfeite, para poder pular para uma pontezinha e, de lá, para uma coluna. Dessa coluna, pule para a coluna fina próxima a ela e então para a parede, agarrando os tijolinhos.
Siga o caminho dos tijolinhos, e no final deles pule para trás para agarrar a barra de ferro, depois pule para outra barra e finalmente para uma beirada de quina. Contorne a quina pela beirada, e pule para trás para agarrar outra coluna fina. Dela, salte para a coluna maior, contorne-a e passe pelas barras de ferro até outra coluna grande. Contorne essa coluna grande para a esquerda até poder pular para uma pontezinha de pedra e finalmente para a porta da última sala menor.
TESOUROS 39, 40: Nos vasos do lado de fora da porta de entrada da sala.
TESOURO 41: No vaso do lado de dentro da sala, pero da porta.
Use as barras de metal das paredes para passar das chamas. Ciudado, as chamas ativam e desativam em determinados intervalos. Depois de subir na primeira barra, suba na barra mais alta (perto da entrada) para poder pular para as outras.
TESOURO 42: Pule para a barra mais alta perto da saída, o tesouro está na reentrância acima da porta.
Agora, na mesa central entre os reis, ative os quatro lugares marcados atrás dos reis virados, para colocar uma placa de pedra em cada lugar. Depois empurre os reis virados até que cheguem a encostar nas placas de pedra. Finalmente, pegue a moto, deixe-a sobre um botão no chão e pise você sobre o outro. A mesa central irá se levantar e revelar uma passagem Pegue a moto e siga para dentro.
TESOUROS 43, 44: Estão em vasos encontrados pelo caminho subterrâneo que você passa de moto.
Siga o caminho subterrâneo até dar de cara com uma parede de escombros. Colete a cabeça de jaguar da frente dessa parede e depois passe agachado pelo meio dos escombros.
TESOURO 45: À sua esquerda logo depois de passar sob os escombros.
Seguindo em frente, você chega à próxima área.
TESOURO 46: À esquerda perto da parte dos desenhos na parede.
Na parte cheia de água, elimine todos os monstros, não se esquecendo de finalizá-los para que não voltem a se levantar. Depois contorne toda a sala até o final, onde deverá se pendurar em uma barra de ferro que está presa à cabeça de uma estátua, fazendo a água se esvaziar.
Volte para a entrada da sala, e se pendure na beirada. Agora caia três vezes, para agarrar uma beirada lá embaixo perto da água. Rapidamente, contorne a coluna para a direita até chegar atrás dela, antes da beirada desmoronar. Continue rápido pulando para sua direita para a próxima coluna, e depois pule para o chãozinho.
Desse chão, suba no bloco perto da parede e dele, na pontezinha. dessa pontezinha sai outra, mais fina, que é bem grande e leva em frente até um outro chão, próximo da primeira coluna que você passou (com as beiradas desmoronando). Você precisa passar por cima dessa pontezinha fina até o final rapidamente também para ela não cair.
Elimine os monstros que aparecem aí. Em seguida, agarre na coluna da direita que está no começo do buraco em frente. Contorne a coluna para a esquerda, entãso fique de pé na beirada, pule para a coluna em frente e pule rapidamentre de volta e mais uma segunda vez, para agarrar outra beirada em cima.
Dessa beirada, contorne para a esquerda e então pule para trás para subir em outra pontezinha. Dessa pontezinha, caia para o chão, e depois ande por cima do bloco de pedra comprido sobre a água, pule e use o gancho para chegar ao outro lado.
Nesse outro lado, nem saia de cima do bloco de pedra. Vire-se bem para a direita, e use o gancho para puxar a parede pequena, pela argola.
Pule para essa parede pequena, siga pendurado um pouco para a esquerda e pule para trás para a coluna. Contorne a coluna para poder cair novamente na próxima parte de chão.
TESOURO 47: Ao lado do item de energia.
Depois de eliminar os monstros, suba no blodo de pedra e escale a coluna para poder pular e agarrar a barra de metal presa a outra cabeça de estátua, fazendo a água descer mais.
Use as colunas para descer com segurança até a parte central, e depois de mais monstros, use seu gancho na coluna central, dê a volta nela para a corda dar a volta, e puxe o gancho, fazendo a coluna girar no sentido horário e entrar como um parafuso no chão, até o limite. Com isso, a água parar de fluir de vez, e a estátua de Thor se abrirá revelando uma entrada na sua parte da frente.
TESOURO 48: De frente para a estátua de Thor, o tesouro está no pilar do canto da esquerda, pule para alcançá-lo.
Suba pela coluna média para conseguir entrar pela nova abertura, e pegue o item dentro.
LAND OF THE DEAD
Saindo de dentro da estátua, vá para baixo, próximo à coluna que você parafusou. Empurre a coluna azul até encaixá-la em uma pequena depressão no chão.
Também rotacione de volta a coluna central com sua corda, para que a estátua volte a colocar o martelo próximo da cabeça. Você ainda não pegará a relíquia, faltam alguns passos descritos mais abaixo.
Fique sobre a coluna quebrada, vire-se para a cabeça de estátua por onde você tinha descido, e prenda seu gancho nela para balançar e voltar para o andar de cima. Siga então para a direita, correndo e pulando no final para agarrar as beiradas da parede em frente. Das beiradas pule para a direita em um pequeno chão e passe por cima das pontezinhas até o outro lado.
Dessa parte você agora pode pular para cima da coluna azul que posicionou anteriormente. De cima dela, pule para a coluna próxima e então pule e agarre-se no martelo da estátua de Thor.
#RELÍQUIA 04: De cima do martelo, que está agora perto da cabeça, você pode alcançar o olho da estátua onde se encontra a relíquia.
Ainda de cima do martelo, use o gancho na cabeça de estátua (a primeira em que você se pendurou nessa fase para fazer a água descer) para se balançar para o andar de cima, subindo as escadas pelas quais você inicialmente veio.
TESOUROS 49, 50: Antes de sair completamente dessa parte (antes de chegar nos escombros), encontre a grande pedra azul bloqueando uma parte da esquerda. Agora você pode movê-la, e encontrar os dois tesouros atrás dela.
Volte então até sua moto, e suba todo o caminho de volta. No bloqueio de pedras, mova a pedra azul para abrir uma passagem. Quando chegar na área dos reis, fique se movendo com a moto alguns segundos enquanto a saída principal se abre, para não ser atingido pelas aranhas, e quando a porta abrir, continue.
Logo depois de saltar por dois buracos, o terceiro vai estar sem rampa. Saia da moto, suba na barra da direita, suba mais uma barra acima, salte para o outro lado do corredor (outra barra) e então pule e agarre na coluna lateral do início do buraco, fazendo-a descer e ativar a rampa.
Volte para a moto e continue seu caminho acima. Chegando no topo você vai dar de cara com uma alavanca encostada na parede da sua frente. Ative a parte direita da alavanca, e Lara irá colocar a cabeça de jaguar no lugar.
Usando a alavanca, você abre de novo a saída para voltar à superfície (á sua direita). Pegue a moto e suba.
JAN MAYER ISLAND – GATE OF THE DEAD
Vá com a moto até o final do túnel, e abra a porta azul arrastando-a para a direita.
TESOURO 01: Em uma rocha logo depois do portão azul, onde há um item de energia, estão os vasos que contêm o tesouro.
Agora basta descer a rampa espiral até o final, você não precisa parar para matar os inimigos no meio da descida. Cuidado com os buracos, sempre tente ficar o máximo à sua esquerda possível. Para passar os maiores buracos você precisa literalmente andar nas paredes.
TESOURO 02: Lá embaixo, depois de terminar a rampa espiral, em um vaso sob o final dela.
TESOURO 03: Seguindo a parede à esquerda da porta gigante.
Pegue todos os blocos cinza espalhados no chão e encaixe-os nas respectivas entradas na grande coluna central. Ela então começará a girar todas as partes menos a mais baixa. Agarre essa parte mais baixa e gire-a algumas voltas até uma cena mostrar uma coluna luminosa azulada se formando próxima à coluna gigante.
Agora escale a coluna gigante até chegar a um patamar onde você pode andar. Agarre então essa outra parte da coluna e gire-a também, até aparecer mais uma coluna de luz azulada perto da primeira.
Continue subindo até o próximo patamar, e novamente gire outra peça para criar a terceira coluna luminosa.
TESOURO 04: No vaso nesse terceiro andar.
Escale a última parte, cuidado com os jatos de vapor no caminho. Em cima, gire a quarta e última parte no sentido horário andando para a esquerda.
TESOURO 05: Um vaso nesse último andar.
TESOURO 06: Está visível, também nesse último andar.
Vá de volta até o chão, descendo com cuidado, agarre e abra a porta próxima das colunas luminosas, arrastando-a.
VALHALLA
Entre pela porta com sua moto. Essa parte é um grande labirinto. A rota direta para o final é direita, esquerda, direita, esquerda, esquerda, direita. Note que o final pode parecer uma parte sem saída, mas não é. Você tem que sair da sua moto, e pular entre as paredes atrás da pilha de pedras para subir até a porta de saída.
#RELÍQUIA 05: Na intersecção final do labirinto, tem um buraco na parede e uma barra caída abaixo dele, no chão. Arraste para essa parte o bloco que está perto das rampas, para subir nele e encaixar a barra no buraco. Suba então na barra para abrir uma porta lá perto do início do labirinto. O caminho que você deve tomar, rapidamente antes que a porta se feche, e partindo da barra, é direita, direita, esquerda, direita, reto, direita, esquerda. Tem uma sala escondida depois de uma porta gigante. A relíquia está lá dentro. Para sair, você pode abrir a porta usando a alavanca.
TESOURO 07: em um vaso próximo da entrada do labirinto.
TESOURO 08: em um vaso acima da rampa que desce da parte do tesouro 7.
TESOURO 09: Logo atrás do tesouro 08, no chão abaixo.
TESOURO 10: Logo depois de virar à direita na primeira bifurcação, está no chão entre os vasos da direita.
TESOURO 11: Um pouco depois do tesouro 10, na esquerda, em um vaso no chão perto de uma rampa.
TESOURO 12: Também continuando depois do tesouro 10, e seguindo reto na bifurcação, seguindo o caminho até uma parte sem saída. O tesouro está no vaso atrás da pilha de pedras pela qual você passa por baixo.
TESOURO 13: Partindo do tesouro 10, vire à direita na bufurcação, e depois novamente à direita. Passe debaixo das pedras para encontrar o tesouro depois delas.
TESOURO 14: Na parte final do labirinto, onde você pula com a moto sobre umas barreiras. Está no meio dessas barreiras.
TESOURO 15: Vindo da saída do labirinto, vire à direita, dando de cara com uma parte sem saída. O tesouro está no vaso em frente às pedras.
TESOURO 16: Passe por baixo das pedras próximas à alavanca que abriu a porta da relíquia 05. Está perto do item de energia.
TESOURO 17: Arraste o bloco que você usou para encaixar a barra de ferro na parede, até aproximá-lo da outra barra que já está pendurada. Deixe sua moto próxima, de frente para a rampa, de prontidão. Pule então nessa outra barra para abrir a porta do final do corredor. Corra com a moto para passar da porta antes que ela se feche automaticamente.
TESOURO 18: Está nos vasos perto da porta da relíquia 05.
TESOURO 19: Entre os vasos em frente a uma rampa que está do outro lado, oposto ao da porta da relíquia 05.
TESOURO 20: Saindo da porta da relíquia 05, vire-se à esquerda na bifurcação para chegar a uma parte sem saída. O tesouro está no vaso.
TESOURO 21: Em outro vaso próximo ao tesouro 20.
TESOURO 22: Logo que você sair do labirinto, depois de ser forçado a abandonar a moto, em um vaso à esquerda.
Depois da próxima cena, quando a grande ponte estiver desmoronando, espere Lara deslizar pela pedra e então pule antes dela cair, para agarrar a beirada em frente. Contorne rápido para a esquerda, pulando em seguida mais para a esquerda para a barra de ferro.
Da outra ponta dessa barra, caia sobre outra rampa, pule no final para uma pontezinha, contorne a coluna no caminho até outra pontezinha do outro lado, continue, e contorne a segunda coluna toda, começando pela direita. Quando estiver entre essa coluna e outra, pule de uma a outra até conseguir ficar sobre a primeira.
Pule então para agarrar na outra coluna, que é mais alta, contorne-a para a esquerda, caia duas beiradas e pule para outra coluna, que tem uma pontezinha saindo.
Do final da pontezinha agarre na próxima coluna, contorne-a até a parte de trás para continuar por outra pontezinha igual, até mais uma coluna.
Fique de pé na beirada, e pule algumas vezes entre essa coluna e a outra para chegar ao topo da coluna. Daí, pule para a plataforma bem próxima. À sua esquerda está a entrada para uma sala com dois pesos móveis.
TESOURO 23: Ao invés de entrar na sala com os pesos móveis, siga reto sobre a plataforma até ela acabar, então pule para a plataforma à esquerda e entre em uma sala cheia de água azul. O tesouro está em um vaso nessa sala.
TESOURO 24: Dentro do vaso no chão da sala com os pesos móveis.
Entre na sala dos pesos móveis, e agarre-se em um deles para subir. No alto, pule para trás e agarre em uma barra de ferro, depois use a corrente para alcançar a saída da sala por cima.
Passe por cima da armadilha usando as barras de ferro. Quando o martelo gigante se aproximar, pule para agarrá-lo, então bem rapidamente contorne-o até a direita. Assim que ele encostar na parede em frente, pule em direção a ela para agarrar na beirada. Vá seguindo pendurado para a direita até poder subir em um chão (na verdade é outro grande martelo, que está parado), e depois caia imediatamente em frente, em um corredor mais baixo.
Passe as armadilhas e você chegará no topo de outra sala de pesos, mas esses estão parados. Faça o percurso inverso ao de antes para descer (corrente, barras de ferro, peso). Embaixo, em um canto, puxe a pedra que está bloqueando a engrenagem, para os pesos voltarem a se mover sozinhos.
TESOURO 25: Em um vaso à direita de onde você entrou.
TESOURO 26: Arraste o bloco até a pilha de pedras que bloqueia a saída. Passe por cima e encontre o tesouro na beirada do lado de fora.
Suba novamente pelos pesos (use o bloco para alcançar) e volte, para pegar carona no segundo martelo. Salte do martelo e entre no túnel em frente (onde ele encosta). No final desse túnel, use seu gancho para se pendurar e descer um pouco pela parede. Agora, olhando de frente para a parede em que você está apoiado, tome impulso para os lados até conseguir saltar para a direita e agarrar na parede lateral.
Siga pendurado pela direita até chegar na outra parede no fundo da sala. Pule então para sua direita para cair sobre uma plataforma pequena.
TESOURO 27: Está bem visível na plataforma pequena para a qual você deve pular.
Da plataforma, pule para a frente para alcançar a saída da sala. Siga reto e pule quando o chão terminar, caindo em cima de uma rampa que o fará deslizar para a direita até cair sobre uma pontezinha. Ande pela pontezinha, contorne a coluna adiante para a esquerda, pule sobre outra coluna, e salte sobre os pequenos apoios de ferro para alcançar uma terceira coluna.
Você precisa subir ao topo dessa terceira coluna. Para isso contorne para a direita e pule entre ela e a coluna próxima algumas vezes.
TESOURO 28: Entre na sala em frente, cheia de água azul. Atire o gancho na parede à sua frente, para poder pular e se apoiar nela. Então tome impulso e pule para a esquerda. Siga pendurado pelas beiradas até poder entrar em um tunelzinho acima de você, na parede lateral. Saindo do outro lado desse tunelzinho, em outra sala de água, pendure-se na beirada logo abaixo. Siga para a esquerda até a parede do fundo da sala, para pegar o tesouro que está visível em uma plataforma no centro e embaixo, igual ao tesouro 27. Volte pelo mesmo caminho, e na primeira sala onde usou o gancho, basta seguir as beiradas direto para cima da porta de saída.
Do topo da coluna em que você subiu, ao invés de entrar na sala de água azul, ande até a parede no final da plataforma e use o gancho na argola da parede para alcançar a próxima plataforma. Pule para a próxima plataforma continuando o caminho até chegar a mais uma sala de pesos móveis.
Nessa sala você encontra um inimigo difícil, um Yeti. Ataque-o rapidamente com tudo, inclusive granadas, e finalize-o quando ele cair. Termine de eliminar os morcegos com as pistolas.
TESOUROS 29, 30: Nos vasos da sala do Yeti.
Suba em um peso móvel saltando entre ele e a parede, e siga para o topo da sala e para o final do corredor, até outro martelo. Solte-se do martelo quando ele estiver no meio do caminho, para cair sobre a plataforma e correr para a saída à direita.
ANDAMAN SEA – RITUALS OLD
Novamente no navio, você deve fazer o mesmo percurso. Passar por cima dos containers, pela parte principal do navio, pelo heliporto, descer pela lateral, eliminar os inimigos do fundo, entrar pela porta quando ela se abrir e ir até o final. Mas dessa vez é muito mais fácil, use o martelo de Thor, Mjolnir, que agora faz parte de seu arsenal. Use sempre o golpe especial, que elimina os inimigos de longe.
ARCTIC SEA – HIELHEIM
Nade direto até sair da caverna. Você verá duas fileiras de guerreiros gigantes, e ao fundo uma fortaleza. Três desses guerreiros estão com sua espada apoiada no chão, segurando uma grande corrente no lugar.
TESOUROS 01, 02: No vale entre os guerreiros e a base da grande fortaleza, um em cada ponta.
TESOURO 03: Em uma caverna dentro desse vale, oposta aos grandes ossos.
TESOURO 04: Dentro das ruínas do guerreiro quebrado, próximo à fortaleza.
Você precisa fazer os três guerreiros levantarem os braços, liberando a corrente. Para isso, basta entrar por trás das cabeças das estátuas e ativar a alavanca de cada uma. Para conseguir ativar o guerreiro mais próximo da fortaleza, porém, você precisa primeiro pegar as engrenagens que estão caídas no chão atrás dele e encaixá-las de volta no grande mecanismo na sua lateral.
Agora você terá que encontrar quatro peças vermelhas espalhadas pela fortaleza. Essas peças estão dentro das duas torres laterais da fortaleza. Para encontrar a primeira peça, entre na torre da esquerda.
TESOURO 05: Na base da fortaleza, fora, próximo a essa torre da esquerda.
Dentro da torre, nade direto para cima, passando dos chãos quebrados até a sair da água. Suba no bloco, na parede e na pontezinha de ferro para pular sobre outra ponte de ferro e alcançar uma escada de pedra na parede oposta. Do topo da escada pule para trás e pegue a peça que está no chão sobre um círculo de pedra.
TESOURO 06: No vaso perto da peça vermelha.
A segunda peça está ainda dentro dessa torre. Volte para perto da saída embaixo, mas ao invés de sair, siga pelo túnel lateral, vire à esquerda e depois suba.
TESOURO 07: No túnel embaixo, ao invés de virar para a esquerda, está à direita.
Em cima, uma das paredes tem uma abertura para uma sala com a peça.
TESOURO 08: Ao lado da peça.
TESOUROS 09, 10: Existe um caminho que sai para cima, do teto do túnel que leva à parte com a peça. Subindo por esse caminho, você encontra no final os dois tesouros.
Saindo da torre, vire-se para esquerda e nade alguns metros, um pouco para cima, até a pedra alta toda enfeitada. No chão perto dessa pedra enfeitada está mais uma peça vermelha para você pegar. Em seguida, ative a pedra enfeitada, para Lara encaixar uma peça vermelha nela. Ative também a outra pedra enfeitada, ao lado da primeira, para encaixar mais uma peça.
Passando pela frente da entrada principal da fortazela, do outro lado, estão mais duas pedras enfeitadas iguais a essas. Passe delas e vá para a torre da direita, para coletar a última peça vermelha.
TESOURO 11: Está dentro de uma janela na parte principal da fortaleza, acima das pedras enfeitadas da direita. Essa janela dá de cara para a torre da direita.
TESOURO 12: Na base da fortaleza, perto da torre da direita.
Dentro da torre da direita, nade para cima até sair da água.
TESOURO 13: Logo que você sai da água, dentro da torre, em um vaso.
Ande até a escada da parede, suba, pule para a esquerda e depois suba na pontezinha de ferro. Salte para a outrapontezinha para poder alcançar a continuação da escada que você acabou de subir, e seguir para cima. Pule para trás, ande até poder subir mais uma escada, pule para trás novamente, pule pelas pontezinhas e escale a parede em frente para achar a peça em cima.
TESOURO 14: No vaso perto da peça vermelha.
TESOURO 15: Em um vaso na pequena plataforma próxima da peça. Você precisa pular para alcançá-la.
Agora vá até as duas pedras enfeitadas próximas dessa torre e ative as duas, para encaixar as peças.
TESOURO 16: Está próximo dessas duas pedras enfeitadas.
Agora, com a grande corrente livre das três espadas das estátuas, e as quatro peças no lugar, nade para a parte central da fortaleza até mais uma pedra enfeitada, entre duas pequenas estátuas. Ative a alavanca dessa pedra para abrir a entrada da fortaleza.
Entrando pela fortaleza, nade reto pelo túnel, passando pelos buracos das duas barreiras de pedras até chegar em uma intersecção. Vire à direita para continuar e passe mais uma barreira.
TESOURO 17: Antes de virar à direita, siga reto através do buraco para achar o tesouro.
TESOURO 18: Logo depois de virar à direita, dentro de uma rachadura aberta acima da pilha de pedras.
Continuando, você será obrigado a virar à esquerda e passar por uma escadaria que sobe. No final dessa escadaria vire então à esquerda e suba mais um lance de escadas.
TESOURO 19: Está em uma entradinha depois do segundo lance de escadas, à esquerda.
Depois da secunda escadaria, vire à direita e passe mais umas pedras caídas.
TESOURO 20: Está escondido logo atrás das pedras caídas.
TESOURO 21: Continuando reto o caminho depois de passar pelas pedras caídas, está dentro de outra entradinha em frente.
Vire à direita na intersecção, subindo uma escadaria pequena e passando mais uma barreira com um buraco no meio.
TESOURO 22: Quando passar das pedras com o buraco no meio, siga reto para encontrar mais uma abertura com o tesouro.
Finalmente, depois da barreira com furo no meio vire à esquerda para subir uma grande escadaria que sai da água.
TESOUROS 23, 24: Logo depois de assistir à cena, em dois vasos próximos da entrada dessa nova parte.
#RELÍQUIA 06 (passo 1): Veja onde está o símbolo desenhado, logo que você vem da entrada, virando-se para a sua direita e olhando a parte de trás do batente (gigante) da porta (é um símbolo que pode ser ativado com seu poder azul, como os de antes). Memorize bem o local, pois você precisará voltar aqui mais tarde.
Depois de assistir à cena, pendure-se na beirada em frente e caia para o andar de baixo. Daí, use o golpe especial do martelo várias vezes até eliminar todos os monstros dessa área, para não ter problemas com eles depois.
TESOURO 25: Em um vaso nessa parte do andar de baixo.
TESOURO 26: Caminhe por cima de uma coluna caída na água azul, até alcançar o tesouro.
#RELÍQUIA 06 (passo 2): Memorize o local do segundo símbolo, que está próximo do tesouro 26. Olhe também para o outro lado dessa sala, e veja onte está uma cachoeira, memorizando seu local. A relíquia está atrás dessa cachoeira, mas você ainda não pode pegá-la.
Tem uma coluna bem pequena saindo da água azul, próxima a esse chão do andar de baixo em que você está. Suba nela e salte para o muro adiante, seguindo pendurado para outra coluna. Suba nela e pule para a plataforma em frente
TESOURO 27: Está visível em cima da plataforma.
Ande em frente e caia para a plataforma abaixo, que tem uma coluna.
TESOURO 28: Em um vaso ao lado dessa coluna.
TESOURO 29: Salte para a pequena plataforma adiante.
#RELÍQUIA 06 (passo 3): Memorize a localização desse terceiro desenho, próximo ao tesouro 29.
Da plataforma com a coluna, pule para uma coluna que está caída na diagonal, na água azul. Ande por cima dessa coluna e agarre em um pequeno murinho em frente. Suba nele e pule para escalar na parte adiante.
YGGDRASIL
TESOURO 30: Antes de entrar pela passagem vermelha.
#RELÍQUIA 06 (final): O quarto e último símbolo está à esquerda da passagem vermelha (do lado de fora, e não passando dela). O que você precisa fazer é deixar os quatro símbolos ativados. Quando isso acontece, a cachoeira na lateral da sala é desativada e você pode então saltar da plataforma do tesouro 27, usando o gancho, para alcançar a reentrância escondida, que guarda a relíquia. Mas você precisa ser rápido pois os símbolos se desativam depois de algum tempo. O melhor jeito é ativá-los a partir do quarto, na ordem inversa.
Entre pela passagem vermelha, detonando todos os monstros que se aproximarem usando o martelo de Thor. Depois da cena, siga por mais um pequeno túnel matando mais alguns inimigos, e no final siga reto.
OUT OF TIME (FINAL)
Essa parte final do jogo é um grande quebra-cabeças. Os itens de energia ajudam você a visualizar os lugares para onde deve seguir, fique de olhos abertos sempre.
Para resumir: você precisa empurrar três grandes blocos (que ficam azuis quando você está próximo) que estão dois nas bases do cenário, e um quase em cima, para ativá-los. Precisa também destruir as três grandes pilastras azuis que estão na parte de cima do cenário, e vão do centro para as laterais em volta (estão acima de cada um dos três blocos que você deve ativar antes).
No início, vá para a direita, e pule para se agarrar na beirada. Contorne, e ao ocorrer câmera lenta, pule para a esquerda. Pule para escalar os tijolinhos. No topo, pule para agarrar na beirada em cima e siga pendurado para a esquerda. Pule para a esquerda no final, e continue seguindo pendurado. Na câmera lenta, solte-se para baixo. Siga os tijolinhos e pule para cima, para os próximos, para continuar. Siga para a esquerda para uma beirada que leva a uma plataforma.
Pule para a ponte curva, corra pelos monstros até avistar dois riscos de luz vermelha que sobem uma parede ao seu lado. Na direção desses riscos, para cima, tem uma argola para você poder usar o gancho e cruzar para o outro lado, por cima do buraco. Siga até a pedra azul grande, e empurre-a para dentro.
Corra de volta pela ponte até o ponto em que você avistar na sua direita uma grande rampa inclinada que desce por baixo da sua passarela indo à esquerda, com símbolos azuis. Pule nela e deslize para baixo. Pule então para as plataformas voadoras e salte para o que sobrou da torre que os monstros tinham destruído na cena que foi mostrada antes.
Pule o pequeno vão na direita e vá para a pequena plataforma um pouco mais embaixo. Vire-se de volta olhando para a parte de cima e pule então para dar de cara com a parede logo em frente, deixando que Lara caia escorregando essa parede uns dois metros e se agarre automaticamente na beiradinha. Daí, siga para sua esquerda, e caia para baixo para o chão.
Você deverá estar em uma das plataformas mais baixas do cenário, que estão à volta da estrutura central. Vá pulando para a esquerda até chegar em um outro bloco azul em uma dessas plataformas, e empurre-o.
Continue seguindo as plataformas de baixo, dando a volta na estrutura central, até encontrar um terceiro bloco azul, e também empurrá-lo no lugar. Continue dando a volta até chegar na parte de onde você veio inicialmente.
Escale de volta para cima pulando de uma parede à outra, e suba nas plataformas voadoras.
Use as plataformas para chegar à base de um pilar gigante com brilhos vermelhos, que sobe da parte lateral até quase o topo da estrutura central. Na base do pilar, aproxime-se do ponto de origem da energia que está grudado na base desse pilar gigante (uma peça grande, azul). Ative-o e Lara irá destruir o pilar usando o martelo automaticamente.
Volte então às mesmas plataformas voadoras que você usou para chegar aí, e agora use-as para voltar à primeira estrutura lateral que você escalou, no começo dessa parte toda. Você pode reconhecer a estrutura mais facilmente observando que atrás dela, ao fundo, está a escadaria de onde Lara veio da fase anterior.
Pule em direção ao item de energia na fenda da estrutura, depois pule de uma parede a outra até conseguir se pendurar em cima. Escale então as beiradas até o topo, como antes. Chegando em cima, corra mais uma vez até o ponto onde pode usar o seu gancho (com as linhas vermelhas na parede).
Antes você usou esse ponto para atravessar o abismo, mas agora você deve subir pela sua corda e tomar impulso pela parede, pulando para a direita para alcançar a plataforma que tem o item de energia.
Escale então mais para cima e, de lá, pule sobre as plataformas voadoras (que estão passando um pouco abaixo de você) e use-as para chegar até a outra grande pilastra iluminada de azul, igual à que você arrebentou do outro lado. Destrua essa também. Deve ser iniciada outra cena hora.
Depois da cena, caia para a parte imediatamente abaixo de você, ainda nessa mesma estrutura, então pule nas plataformas voadoras novas (os destroços da primeira grande pilastra azul que você destruiu). Vá passando de uma plataforma voadora a outra, até chegar nas mais altas e próximas do centro (a parte feita de dois anéis giratórios cheios de janelas). Pule e se agarre nessa parte central.
Você precisa subir ao topo. A parte giratória com luzes vermelhas, acima de você, tem uma parte lateral com beiradas. Quando ela passar, suba por aí. Bem no alto dessa parte de beiradas vai acontecer mais uma câmera lenta e você precisa nessa hora pular para cima, para agarrar-se na beirada da outra parte giratória com janelas, sobre você.
Espere até passar por cima da terceira grande pilastra azul, e jogue-se sobre ela, deslizando até a base. Finalmente, destrua-a como fez com as outras e assista o final do jogo!Parabéns você venceu!
0 comentários:
Postar um comentário